Duarte Spínola

Biografia

Sou Licenciado (pré-bolonha) pela universidade técnica de Lisboa -faculdade de motricidade humana em ciências do desporto - especialidade exercício e saúde.

Fiz a minha formação na área da osteopatia em Portugal no instituto técnicas de saúde. No entanto tive sempre um contacto mais próximo com a abordagem britânica da pratica de osteopatia devido aos meus processos de estágio e maiores influências terem sido junto de osteopatas de formação Britânica além de tambem ter estagiado na British school of osteopathy em Londres.

Tendo de formação base ciências do desporto -exercicio e saúde, e uma perspectiva do corpo mais ligada ao exercício e ao movimento, senti necessidade de me diferenciar procurando respostas a limitações que encontrava na osteopatia.

Acabei por desenvolver uma visão e abordagem mais pessoal do corpo, e procurei uma série de especializações em Portugal e no estrangeiro ligadas a activação e terapia neuromuscular, cinesiologia, reflexos primitivos, entre outras especializações complementares, muitas não directamente ligadas a osteopatia mas sim ao corpo e ao movimento, como aprofundamento do conhecimento em artes marciais chinesas e outras técnicas de tratamento com que me deparei no período que estive na China.
Alem de toda a formação paralela que fiz, realizei também formação complementar em terapia sacro-craniana e manipulação visceral.

Até 2012 trabalhei em clínicas associadas ao exercício e reabilitação, desempenhando funções de fisiologista do exercício, formador e participei em projectos multidisciplinares associando exercício, psicologia, e fisioterapia.

A partir de 2012 passei a trabalhar exclusivamente no ramo da osteopatia.

Estive tambem alguns anos ligado ao ensino tendo sido professor universitário na escola superior de saúde - Dr. Ribeiro Sanches, onde fui regente das disciplinas de fisiologia dos sistemas e biomecânica, tendo sido ainda coordenador dos estágios clínicos dos cursos de osteopatia dos 2°, 3° e 4° anos. Desempenhei ainda funções de formador na universidade lusófona em lisboa e no porto de cursos de actualização de osteopatia, e formações complementares aos alunos do 4° ano, nas áreas de fisiologia dos sistemas,  osteopatia e exercício.

Desde 2013 tenho-me deslocado anualmente a londres como formador assistente na physiouk em cursos de activação muscular.
Actualmente além de trabalhar como osteopata a tempo inteiro, ainda mantenho em paralelo um trabalho ligado à preparação física e ao treino de atletas profissionais, bem como investigação e estudo pessoal na área da osteopatia, reabilitação e movimento.

Av. Nossa Sra. Rosário 1212, 2750-178 Cascais

+351 214 826 860

©  2018 Clínica do Rosário