Medicina Tradicional Chinesa

A especialidade

A Medicina Tradicional Chinesa é uma Medicina Holística que considera o ser humano como um ser indivisível que não pode ser entendido através de uma análise que separe as suas partes. Em grego “holos” significa “todo”.

O que é?

Medicina Tradicional Chinesa é uma Medicina Holística que considera o ser humano como um ser indivisível que não pode ser entendido através de uma análise que separe as suas partes. Em grego "holos" significa "todo".

A Medicina Holística não é uma especialidade médica exclusiva mas sim uma abordagem que pode ser aplicada por qualquer tipo de Medicina. E é esse o caso da Medicina Tradicional Chinesa que, sendo holística, olha para o corpo e a mente do paciente como um todo indivisível que se influencia mutuamente. Se um paciente tiver um problema na mente, vai somatisá-lo nalguma parte do corpo, por exemplo, não dormindo ou não comendo. Se tiver um problema no corpo também vai afetar a sua mente, por exemplo, com angústia ou inquietação.

Acupunctura é uma técnica usada pela Medicina Tradicional Chinesa e a profissão de Acupuntor está legalmente regulamentada pelo Ministério da Saúde e a sua prática devidamente reconhecida.

Como praticamos:

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa o nosso corpo é percorrido por uma energia, chamada Qi, através de percursos definidos chamados meridianos, que a levam a todas as partes do nosso corpo. Quando há dor ou qualquer outro sintoma a energia deixa de fluir como deve. Ao efetuar o diagnóstico, o terapeuta tem de saber onde é que a energia está bloqueada e a razão do bloqueio para em função disso escolher o conjunto de pontos a puncturar em cada pessoa, de modo a restabelecer o livre fluir do Qi e assim contribuir para a homeostasia, ou seja, para o reequilíbrio energético do corpo, essencial para a cura.

Na Medicina Tradicional Chinesa utiiza-se a técnica da acupunctura que consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo para promover o reequilíbrio energético do corpo. Frequentemente, nos perguntam se a acupunctura dói. A dor é uma sensação subjectiva, mas pode dizer-se que dói muito pouco na introdução das agulhas. No Ocidente a ideia que se tem é que será um tipo de dor igual ao das injecções, mas não é nada parecido. Não dói praticamente nada quando comparada com uma injecção. A duração dos tratamentos é variável e depende de vários factores: da experiência do terapeuta, do diagnóstico e da reacção da pessoa ao tratamento. Além disso, varia sempre de caso para caso porque a reacção individual também depende de variados factores como, por exemplo, o estado de saúde actual, peso, idade, hábitos alimentares, enquadramento familiar e profissional, historial de doenças no passado, etc.

Medicina Tradicional Chinesa é excelente para todas as situações de debilidade em que a vida não está em perigo, caso em que se deve recorrer à Medicina Ocidental. Nas restantes situações pode recorrer-se a qualquer uma das Medicinas. A Medicina Tradicional Chinesa é excelente para casos crónicos e para a prevenção e manutenção da saúde.

A Acupunctura é uma técnica usada pela Medicina Tradicional Chinesa e a profissão de Acupuntor está legalmente regulamentada pelo Ministério da Saúde e a sua prática devidamente reconhecida.

www.joaoluisvideira.com

Av. Nossa Sra. Rosário 1212, 2750-178 Cascais

+351 214 826 860

©  2018 Clínica do Rosário